Mais um dia de aventuras em nossa lua-de-mel em Curaçao e o Panamá! Assim que descemos em Curaçao, pegamos o nosso carro alugado e logo ao lado já fomos para a nossa primeira atração, as Cavernas Hato! Como este casal sempre gostou de cavernas, túneis, paleotocas, minas e subterrâneos em geral, nada melhor do que iniciar nosso sonho de lua-de-mel na paradisíaca ilha/país de Curação do que neste complexo subterrâneo!
Este foi o nosso primeiro contato propriamente dito com a ilha e com a comunidade de Curaçao, fomos logo muito bem recebidos pelos funcionários do parque e pelos iguanas. Sim, a ilha de Curaçao é repleta de iguanas verde, julgo falar que “mais verdes” do que costumamos ver em zoológicos. Por toda parte quando há uma “moita se mexendo” é garantido que há um iguana ali!
Este conjunto de cavernas em uma pequena colina na beira do mar é controlado por um parque e as visitas são de hora em hora. Fomos com uma família holandesa e o guia fez todas as explicações em holandês e em espanhol. Subindo um pouco as escadas até a entrada da caverna, olhamos para trás e vimos aquele incrível azul do mar, após alguns suspiros avistamos o pequeno portão que controla a entrada principal da caverna.
As cavernas Hato foram encontradas pelos escravos que viviam na região, Curaçao era um grande entreposto de escravos, alguns deles fugiam e se escondiam nestas cavernas. Elas são gigantes e muito escuras, por isso colocaram alguns pontos de luz no decorrer do caminho, assim como escadas e corrimões. Além de tudo, elas são muito quentes, por sorte em alguns pontos também existem alguns ventiladores.
Como serviam de abrigo, alguns locais estão com o teto queimado, pois os escravos acendiam fogueiras ali. Fragmentos do tempo em pleno Caribe! Não é possível tirar fotos dentro das cavernas, apenas em alguns pontos específicos onde há iluminação natural, como no final da principal caverna, onde há uma abertura no “teto”.
Terminamos ali o nosso primeiro programa em Curaçao e fomos rumo à Punda! Acompanhe aqui os nossos próximos posts sobre nossa lua-de-mel, e… quem quer conhecer Curaçao? 😉
Lua-de-mel: Curaçao – Klein Curaçao #3
Lua-de-mel: Curaçao – Praias #4
Lua-de-mel: Curaçao – Nadando com os Golfinhos #5
Lua-de-mel: Curaçao – Amazonia Tour – L’Aldea #6