Esta é uma série de postagens sobre a nossa lua-de-mel, onde conhecemos o Panamá e Curaçao. Sem dúvida, ao planejar a nossa tão sonhada viagem, a escolha dos locais foi baseada em poder visitar a paradisíaca Ilha de Klein Curaçao. Pense em uma ilha deserta, que fica à duas horas de barco da ilha mais próxima, com um farol abandonado, um barco naufragado, cercada por uma praia de areias brancas tendo em sua volta o mar do Caribe e que é um santuário natural das tartarugas marinhas? Esta é a incrível Ilha Klein Curaçao!
O local é simplesmente paradisíaco, o mar azul turquesa aliado à vegetação rasteira da ilha tendo ao centro ainda um incrível farol abandonado tornam todo aquele ambiente desértico em uma aventura tropical incrível. Baseamos toda a viagem em passar um dia inteiro nesta ilha e conhecer este pedacinho de terra no meio do Caribe.
Para chegar à ilha fomos com o barco da Mermaid, a empresa que possui a melhor estrutura na ilha para atender os visitantes, que oferece café-da-manhã e almoço. Selecionamos o domingo para visitar Klein Curaçao pois lemos que as praias de Curaçao aos finais de semana costumam encher por demais, sendo assim, escolhemos ir para uma ilha deserta. Pela manhã, 06:45, chegamos ao pier de pesca de Caracasbaai, de onde o barco da Mermaid saía.
Este era um passeio totalmente holandês, tanto o barco e a empresa operadora, quanto os turistas, nossos companheiros de viagem. Após alguns minutos aguardando todos entrarem e algumas instruções em holandês (!), finalmente partimos rumo à Klein Curação. O passeio fui muito agradável, passamos pela Baía Caracasbaai, que possui um visual diferente de Curaçao, na saída da baía passamos ainda pela pequena saída junto à luxuosa praia do Resort Santa Bárbara e logo após já estávamos “em alto mar”.
Após cerca de uma hora navegando no mar do Caribe, vislumbrando todo aquele azul inconfundível, já conseguimos visualizar no horizonte uma pequena porção de terra, sem vegetação aparente alguma, apenas com uma pequena construção ao seu centro, o tal farol abandonado. Estávamos chegando em Klein Curaçao! A medida que íamos chegando a emoção aumentava, a tão sonhada ilha deserta da nossa lua-de-mel se aproximava.
Poucos minutos após e o barco atraca a cerca de 200 metros da ilha, onde fomos gentilmente recepcionados por uma tartaruga junto ao barco. De lá uma lancha vinha buscar a tripulação, porém muitos não se contentaram e ao vislumbrar aquela incrível chegada, já foram à nado para a ilha.
Todos foram aconchegados na cabana da Mermaid, onde recebemos as instruções do nosso dia em holandês e em inglês (solicitamos, e o capitão nos explicou tudo em espanhol também) e tomamos o nosso café-da-manhã ali mesmo, servido pela empresa. Aos poucos os turistas foram se espalhando pela ilha e assim também o fizemos, fomos diretamente para a água, extremamente cristalina por sinal, nos trazendo uma visibilidade incrível dos peixes graças às areias brancas.
Fomos ainda conhecer o exótico farol abandonado no centro da ilha, ele está muito deteriorado o que nos fez não entrar em sua estrutura, mas a sua presença nos fez parecer em uma aventura tropical do Scooby Doo. Conhecemos ainda o outro lado da ilha, onde há o barco naufragado. A Mermaid possui ainda um mirante de madeira de três andares com binóculos, de lá podemos ver a ilha de Curaçao e de Bonaire.
Nadamos muito, mergulhamos, vimos muitos peixes, uma tartaruga (com todo aquele pessoal na água as tartarugas foram sair um pouco da praia e voltaram depois) e tivemos um dia simplesmente inesquecível na nossa lua-de-mel. Recomendamos fortemente para que for à Curaçao: a Ilha Klein Curaçao é obrigatória!
Lua-de-mel: Curaçao – Cavernas Hato #2
Lua-de-mel: Curaçao – Praias #4
Lua-de-mel: Curaçao – Nadando com os Golfinhos #5
Lua-de-mel: Curaçao – Amazonia Tour – L’Aldea #6
Lua-de-mel: Curaçao – Andando de Submarino #7
Lua-de-mel: Curaçao – Igrejas #8