Chegou uma parte diferente da nossa série de postagens sobre a nossa lua-de-mel na América Central, onde conhecemos o Panamá e Curaçao. Em Curaçao, o local onde passamos mais dias durante a nossa viagem, a ilha reserva grandes surpresas ao seu visitante. Durante o nosso “Sonho de Lua-de-mel” conhecemos três incríveis templos que merecem ser visitados. Passamos bons momentos em cada um deles.
Igreja Adventista de Willemstad
A Igreja Adventista possui diversos templos espalhados pela ilha. Dentre diversos projetos educacionais e de saúde na ilha, a igreja mantém até um Hospital. Na ilha é escolher a igreja de acordo com o idioma (inglês, espanhol, holandês e papiamentu). Escolhemos ir na igreja Centra de Willemstad, a arquitetura e o idioma nos chamaram muito a atenção, então resolvemos conhecê-la. A igreja e o local são muito bonitos, a arquitetura lembra muito os templos protestantes europeus. Fomos incrivelmente bem recebidos no local, onde após nos recepcionarem explicaram que a celebração seria feita em inglês, sendo assim uma simpática senhora iria nos traduzir tudo para o espanhol. Incrível!
Mikvé Israel-Emanuel Synagoge
Em meio ao centro histórico de Punda, por entre as vielas holandesas chegamos na Mikvé Israel-Emanuel, a sinagoga mais antiga das Américas. Este centenário tempo judaico possui uma sinagoga e um museu sobre a cultura israelita. Como imaginávamos, Curaçao possui muitos tesouros e este tempo é um desses. A sinagoga foi construida por judeus de origem espanhola em 1732, que haviam fugido da perseguição aos judeus no século XV que aportaram em Curaçao por volta do ano de 1650.
Fora todo este histórico, a nossa visita ao tempo reservava três grandes surpresas incríveis, que nos mostraram novos tesouros da tão sonhada ilha de Curaçao. Agora, entrando no tempo, os homens são convidados a colocar sobre a cabeça o “kippah”, aquele mini chapéu que os judeus utilizam e ao primeiro passo dentro do local encontramos o primeiro tesouro: o chão da sinagoga é todo de areia! Este incrível fato deve-se à perseguição da época da inquisição que os judeus sofreram. Mesmo que teoricamente os judeus espanhóis tenham se convertido ao cristianismo local, eles continuavam mantendo suas tradições e cerimônias em segredo. Por isso revestiram todo o chão com areia de praia, desta forma abafando os sons das suas cerimônias, tradição mantida até hoje.
O interior do templo é incrível, apesar de pequeno ele é muito bonito, repleto de bancos, candelabros, púlpitos e artefatos dos rituais judaicos. Já fora do templo, ao lado do mesmo fica o segundo tesouro: uma pia batismal já em ruínas da época da fundação da comunidade. E dentro do museu, anexo ao templo, existe guardado a “sete chaves” o terceiro tesouro do templo: um rolo da Torah trazido junto com a comunidade mantido a gerações, datado de 1492! Sim, um pergaminho “original” da Torah de mais de quinhentos anos! Só Curaçao para ter tantos tesouros. Estávamos no lugar certo para a nossa lua-de-mel.
De Fortkerk Protestant Church Curaçao
Junto à costa do canal, do lado de Punda, dentro do Fort Amsterdam, um dos fortes mais importantes da ilha, pois abriga a sede do Governo de Curaçao, há também uma incrível sede da Igreja Protestante Unida. Construída dentro do pátio do forte, esta igreja reúne as tradições da religião protestante holandesa. O prédio possui arquitetura característica holandesa e em seu interior, além do salão principal do templo, há uma cisterna subterrânea e um museu sobre a cultura protestante de Curaçao.
Para chegar à igreja, estando na característica fachada arquitetônica de Punda, basta acessar a “passagem” em forma de túnel do Fort Amsterdam que leva ao pátio do forte. Esta entrada nos fez sentir dentro do filme Piradas do Caribe… Passando pela sede do Governo de Curaçao, logo à frente existe a igreja. Trata-se de um templo pequeno, mas muito bonito, repleto de vitrais característicos e um órgão de tubos com dois teclados, datado de 1785.
Quer conhecer mais sobre Curaçao? Acompanhe as nossas outras postagens sobre a nossa lua-de-mel na ilha:
Lua-de-mel: Curaçao – Cavernas Hato #2
Lua-de-mel: Curaçao – Klein Curaçao #3
Lua-de-mel: Curaçao – Praias #4
Lua-de-mel: Curaçao – Nadando com os Golfinhos #5
Lua-de-mel: Curaçao – Amazonia Tour – L’Aldea #6
Lua-de-mel: Curaçao – Andando de Submarino #7
Lua-de-mel: Curaçao – Igrejas #8
Conheça também um pouco mais sobre o Panamá, o outro país em que passamos alguns dias em nossa viagem: