O Panamá é o primeiro país ao sul da América Central, fica entre a Colômbia e a Costa Rica. Para brasileiros o Panamá não exige visto, sendo assim basta ter um passaporte válido e comprar a sua passagem. Diversas companhias fazem o trecho para o Panamá, no nosso caso voamos de Copa Airlines pois estávamos em um stopover rumo à Curaçao na nossa lua-de-mel.
O País
O aeroporto Tocumen, da Cidade do Panamá é conhecido como o “Hub das Américas”, pois todos os voos da Copa Airlines tem suas rotas a partir dali. Apesar de relativamente pequeno, o aeroporto é totalmente funcional, pois mesmo sendo a nossa primeira aventura internacional e com pouco domínio do idioma conseguimos nos organizar de forma muito dinâmica. Nos atualizamos com o wi-fi gratuito oferecido pelo aeroporto, adquirimos chip GSM e nos organizamos muito rapidamente.
Saímos do aeroporto rumo ao centro da cidade com um taxi super estereotipado tocando músicas típicas da América Central. Ao nos aproximarmos do centro, vislumbramos os grandes arranha-céus na beira do pacífico ouvimos do simpático taxista: “- Miami Chiquitos!” enaltecendo com orgulho os novos patamares alcançados pelo seu país nos últimos anos.
Tal orgulho ocorre pois nos últimos anos, após o Panamá conseguir tirar dos Estados Unidos o domínio do Canal do Panamá. Desta forma, toda a renda obtida com o canal fica no próprio país. Sendo assim, os cerca de 10 milhões de dólares diários arrecadados no canal foram revertidos para o próprio país, fazendo com que a cidade cresça com arquitetura cosmopolita e infraestrutura de patamares tão futuristas que a Cidade do Panamá hoje é considerada como a “Dubai das Américas”.
Canal do Panamá
Após instalados no hotel, pegamos um taxi rumo à Eclusa Miraflores, um dos estágios do complexo do Canal do Panamá. O canal foi construído para “cortar” a América Central, facilitando assim o trânsito de navios entre o Oceano Pacífico e Atlântico. Ao todo o canal possui 82km de extensão, por onde passam desde o pequenas embarcações até os gigantes Panamax, os navios de tamanho máximo construídos para conseguir atravessar o canal.
A imponente estrutura, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno é dividida em diversos estágios, denominados como eclusas. Para a nossa visita escolhemos a Eclusa de Miraflores, por ser a que possui a maior estrutura turística. Ao chegar no complexo da Miraflores, antes de encontrar a eclusa e o canal, o visitante acessa os andares do observatório por meio de um museu que conta a história do canal subindo andar a andar. Após conhecer todo o museu, subindo até o andar de visitação chegamos na imponente estrutura da Eclusa Miraflores, e para a nossa sorte acompanhamos a travessia de um gigante panamax!
Amador Causeway
Outro ponto turístico interessante é o “calçadão” Amador Causeway, um aterro feito com as porções retiradas das escavações da construção do Canal do Panamá. Este aterro liga a avenida beira-mar do centro da Cidade do Panamá à um grupo de três ilhas: Isla Naos, Isla Perico e Isla Flamenco.
De um lado da Amador fica o Oceano Pacífico e do outro fica a entrada do Canal do Panamá. Ao todo a estrutura tem 4 km de comprimento, sendo os 2 km iniciais o aterro até a primeira ilha e os restantes as ligações entre as outras duas ilhas. Ao longo do caminho é possível alugar bicicletas, quadriciclos, caminhar e encontrar em uma das ilhas um Freeshop! Na última ilha há ainda uma marina e diversos restaurantes.
Compras & Shoppings
Parte das atrações do Panamá são as compras, os freeshops, uma zona livre de impostos e os shoppings com preços baixíssimos vem chamando a atenção dos turistas ao escolher o seu destino. Na Cidade do Panamá existem shoppings para todos os gostos, para a nossa aventura escolhemos apenas dois: o Multicentro Mall e o Albrook Mall.
O Multicentro é um pouco menor, mais calmo e os preços não são tão bons assim, porém fica bem no centro da Cidade do Panamá e possui um grande diferencial: ele tem uma passarela que o liga ao Hard Rock Panamá, um dos maiores e mais iluminados edifícios da cidade, um complexo da rede mundial Hard Rock, com hotel e restaurantes.
Já o Albrook Mall é muito maior, fica impossível conhecê-lo em um dia. Existem todos os tipos de lojas e com variedade de preços. Neste shopping em especial encontramos ótimos preços. Ele fica mais afastado do centro da cidade, porém em seu entorno existe uma unidade do Hooters e do Panafoto, uma loja de eletrônicos com preços excelentes.
Fica para a Próxima
Infelizmente tínhamos apenas 3 dias no Panamá na nossa lua-de-mel e acabamos tendo que deixar muita coisa de fora. Sendo assim somos obrigados a voltar ainda à este país, pois temos que conhecer vários pontos do país como a Zona Livre de Impostos de Colón, outras eclusas do Canal do Panamá, a “Cidade do Panamá Antiga” chamada de Casco Viejo e a “Primeira Cidade do Panamá”, o Casco Antiguo. Além disso tudo e diversos outros pontos do Panamá, somos obrigados a conhecer o arquipélogo de San Blas, um conjunto de 360 ilhas no lado caribenho do Panamá! #ficapraproxima
Terminada a nossa aventura no Panamá, continuamos a nossa lua-de-mel partindo rumo à Curaçao, a ilha mais simpática do Caribe! Acompanhe os nossos posts.
E você, já foi ao Panamá? Quer conhecer algo mais do país?