A ideia de “pousar na casa de um estranho” sempre soa com uma pequena dose de “friozinho na barriga”, mas após muito ler sobre o serviço, resolvemos apostar no Airbnb e acredite, o site é incrível! De fato, a princípio o Airbnb parece ser um site de aluguel de quartos, mas ele oferece muito mais do que isso. No site é possível alugar apartamentos e casas inteiras por bons preços. Além disso tudo, existem opções que apenas o Airbnb poderá lhe oferecer, como ficar em uma Casa-barco nos canais de Amsterdam, em um moinho na Holanda, em um castelo na França ou em uma casa na árvore em Florianópolis.
Em geral, estes destinos especiais podem ser mais caros do que uma estadia em hotel, ou em um aluguel normal. Mas a grande vantagem do Airbnb é esta: você se sentir um morador local. Com o Airbnb você leva o dia-a-dia do anfitrião, vive no local, convive com os vizinhos e se sente como sendo parte do lugar. Sendo assim, o Airbnb pode trazer experiências culturais muito mais ricas do que hotéis e resorts, dependendo do local.
O Airbnb nada mais é do que um site onde qualquer proprietário de imóveis pode disponibilizar seu local para aluguel por pequenos (ou não) espaços de tempo. O site faz todo o intermédio das transações, sendo assim, toda a operação é extremamente segura para ambos os lados, tanto para o anfitrião quanto para o hóspede. Cada hóspede após a estadia faz uma avaliação do local, sendo assim, os futuros interessados sempre tem acesso às avaliações anteriores, fazendo com que seja possível escolher o seu destino com mais segurança.
Para a nossa primeira aventura escolhemos um apartamento no Copan, o histórico prédio modernista do centro de São Paulo, projetado por Oscar Niemeyer. Diversos proprietários do Copan possuem imóveis disponíveis para aluguel via Airbnb, sendo assim, existem opções para todos os gostos no edifício. Escolhemos um simpático estúdio, no 21º andar e após algumas perguntas ao anfitrião realizadas e respondidas em poucos minutos pelo próprio site, “fechamos o negócio”.
O próprio site já possui diversos filtros de preço, cômodos, acessórios e comodidades que o imóvel pode oferecer, sendo assim a probabilidade de ter surpresas ao chegar no local é muito pequena. Isso deve-se também ao fato de que anfitrião nenhum quer ter o seu local com avaliações negativas, afinal, o que é combinado não custa caro! Por isso, no momento de checkin, que foi extremamente flexível (muito mais do que em um hotel), nos encontramos com nossa anfitriã na portaria do Copan, onde conferimos os documentos e subimos ao AP.
O apartamento estava muito bem arrumado, com todas as comodidades de um quarto de hotel, porém com mais personalidade, afinal, estávamos em um apartamento residencial. Por estar no Copan, estávamos no centro de São Paulo, o próprio prédio possui diversos comércios no térreo, como lanchonete, pizzaria e padaria. Como não era um hotel, não tínhamos o café da manhã incluso, sendo assim tivemos que ir na padaria anexa ao Copan, um incrível estabelecimento, típico de São Paulo. Resumindo, passamos um final de semana como um “paulista local”, vivendo um dia-a-dia residencial. Uma experiência incrível e que pretendemos repetir em outras cidades!
Que tal ganhar R$126 para utilizar em sua primeira estadia no Airbnb? Para isso basta efetuar o seu cadastro clicando aqui que você receberá os créditos para utilizar na sua primeira viagem!
E você já utilizou o Airbnb? Como foi a sua estadia?