Após muita polêmica podemos dizer que o Uber já está inserido e estável no Brasil. Infelizmente o serviço está disponível apenas nas maiores cidades do país, sendo que mesmo assim ainda há alguma resistência por parte dos taxistas com relação ao serviço. Muito tem se falado sobre o Uber e sobre as perseguições e proibições que tanto os motoristas quanto os usuários já foram expostos, por isso em nossa recente viagem à São Paulo resolvemos conhecer o serviço.
O que é?
O Uber é uma empresa americana de serviços de transportes que está se expandindo pelo mundo todo. Basicamente qualquer motorista capaz de atender as exigências da empresa pode se associar ao Uber e atender aos clientes que solicitam o serviço. Todo o serviço é baseado no aplicativo para celulares, onde o cliente, que já está previamente cadastrado solicita determinada rota e em poucos minutos algum motorista associado ao Uber vai ao encontro do mesmo. O serviço é muito seguro pois tanto o motorista quanto o cliente não trocam ou portam valores em dinheiro, pois toda a transação é realizada com base nas contas do Uber em seus aparelhos celulares.
Como funciona?
Toda a operação é extremamente simples, o cliente, portando um celular com o aplicativo instalado solicita a viagem com base na localização atual. Após a solicitação, o cliente escolhe entre as várias opções, como o UberBlack (serviço de mais alto nível), UberPet (aceita animais), ou o UberX, o serviço mais em conta.
No momento da solicitação é possível verificar uma prévia do preço que será pago pela viagem, após isso é possível efetuar a solicitação. Instantaneamente a central do Uber seleciona o carro da categoria escolhida mais próximo e o envia à você, já com o preço máximo da viagem definido. Sendo assim, nos resta apenas esperar o carro no ponto em que solicitamos. Enquanto isso o aplicativo exibe a marca, placa e modelo do carro que irá lhe buscar, bem como a foto e o nome do motorista. Quando o carro está prestes a chegar o aplicativo mostra um alerta e logo o motorista, sempre muito solícito chega para o resgate.
Durante a viagem o motorista oferece água, balas e as demais comodidades que o carro da categoria podem oferecer. Ao iniciar o trajeto o motorista confirma o seu destino e pergunta se pode seguir a rota proposta pelo aplicativo Waze (o Uber dos motoristas já é integrado ao Waze). Ao chegar no destino, os motoristas sempre buscaram nos deixar no local mais seguro possível e antes de sairmos do carro eles já finalizavam a viagem em seu aplicativo, com isso a viagem é fechada e o valor debitado do cartão de crédito.
Ao abrir o nosso próprio aplicativo Uber é exibida uma tela de avaliação, onde temos que classificar o serviço do motorista da última viagem. Caso um motorista receba muitas avaliações negativas ele é afastado do Uber. Obviamente o motorista ao final da viagem também nos avalia, afinal a segurança do Uber é para ambos os lados.
Impressões sobre o serviço
Em suma, todo o serviço do Uber é muito eficaz. Além de extremamente seguro, é muito rápido ser atendido por um motorista, o máximo que ficamos esperando por um carro foi cerca de 7 minutos, a cidade de São Paulo já está carregada de carros do Uber. O serviço é muito assertivo, se você solicitou uma viagem do lugar X ao lugar Y, você chegará lá pela melhor rota e você não corre o risco de dar aquelas “voltinhas” típicas de alguns taxistas. O valor máximo é fixo, então você tem o controle de quanto custará aquela viagem, evita surpresas e você não fica na mão do motorista, é o próprio Uber que define o valor, que em geral custa cerca de metade do valor de uma corrida normal de taxi.
Dada a atual crise que o Brasil vem passando, a esmagadora maioria dos motoristas do Uber que nos atenderam eram novos no serviço. Muitos já haviam perdido seus antigos serviços e dada a natureza emergente do Uber resolveram investir neste ramo. Todos eles alegaram estar enfrentando uma fase muito boa agora que são “Uber’s”. Porém, nem todos eles tinham experiência sólida com o trânsito, tampouco já foram taxistas, o que cai em um dos únicos pontos negativos que encontramos no Uber em São Paulo: os motoristas não possuem aquele “approach” de taxista paulista.
Quando você entra em um taxi em uma grande cidade, você pode ter certeza que ele sabe como chegar no lugar que você quer chegar
Independente de como você explicar, o taxista, em geral, possui muita experiência e sabe os melhores caminhos, sabe se guiar por ruas, números, GPS, pontos de referência, etc. Eles sabem dar dicas de locais, restaurantes, horários, hotéis e pontos turísticos. Porém você estará sujeito a toda aquela “cultura do taxi”, onde o motorista define tudo, inclusive quantas voltas vai dar até chegar no local.
Essa expertise no trânsito nem todos os motoristas do Uber nos conseguiram demonstrar. Mas na verdade eles nem precisam, pois o aplicativo já sugere as rotas baseando-se no Waze. Sendo assim, a satisfação do usuário é garantida, pois o valor e a qualidade do serviço compensam qualquer possível inconveniente.
Bônus – Primeira Viagem Grátis
Já que você leu o post até o final, que tal ganhar um desconto de até R$15 em sua primeira viagem com o Uber? Isso mesmo, sua primeira viajem com o Uber poderá sair de graça!
Para isso, basta se cadastrar no Uber neste link, ou utilizando o aplicativo, antes da sua viagem utilize o código promocional uberRanieriue, assim você já sai ganhando R$15 para a primeira vez que você for utilizar o Uber.