Contrariando boa parte dos guias, livros, blogs e sites da categoria, resolvemos aproveitar a nossa conexão em Amsterdam para realizar um dos nossos sonhos de infância e conhecer a Holanda. E acreditem, deu certo, não perdemos nosso vôo. Assim como na nossa conexão em Paris, nossa curta estadia em Amsterdam teve que ser muito bem planejada. Mas convenhamos, em uma cidade de primeiro mundo tudo funciona muito bem, então não tenha medo, mesmo tendo poucas horas na cidade, vale a pena conhecê-la.
A simples chegada de avião no imponente aeroporto Schiphol de Amsterdam já impressiona. A descida nos Países Baixos é extremamente curiosa, é possível ver os vales, os rios e os canais, a vista é incrível! Descendo no aeroporto o primeiro passo é pegar o metrô, uma operação bem simples já que a estação fica dentro do aeroporto. Basta ir para o saguão central e descer até a estação, simples não? O caminho é todo bem sinalizado e toda a cidade compreende e se comunica muito bem em inglês.
1- Estação Amsterdam Centraal
Na estação Schiphol (no aeroporto) basta pegar o trem rumo à Estação Centraal (sim, com dois “a”), existem várias linhas que chegam lá, o ideal é pegar os trens Fyra que levam 15 minutos e vão direto para a Estação Centraal de meia em meia hora. Aproveite o caminho, este é o momento de se sentir na Holanda, você vai passar por áreas rurais, vários vários vales e irá conhecer vários moinhos pelo caminho. Após esta área mais isolada você vai chegar na zona mais moderna, conhecer diversas construções modernas e os prédios com a arquitetura clássica holandesa.
Chegando na estação, você estará no centro da cidade, lá sim você estará em Amsterdam, o próprio prédio já é incrível, se você tiver pouco tempo de conexão o simples fato de chegar aqui já vale a pena. De acordo com o seu tempo você pode conhecer as redondezas, os prédios, pontes e restaurantes. Ali tem todo o clima da cidade, as ruas, bicicletas, etc. Se você tem até quatro horas de conexão, infelizmente já é o momento de voltar ao aeroporto para ter segurança na sua conexão, mas se você tiver mais tempo, aproveite as próximas atrações.
2- Cruzeiro pelos Canais
Não existe forma melhor de conhecer Amsterdam senão pelos seus canais. Para garantir sua existência, já que ela fica a três metros abaixo do nível do mar (por isso são Países Baixos) a cidade organizou seus rios e sua infraestrutura hidráulica em um sistema incrível de canais. Ao olhar o mapa da cidade você já visualiza a sensacional estrutura dos mais de 100 quilômetros de canais cortando toda a cidade. Desta forma, fazendo um cruzeiro pelos canais você acaba conhecendo toda a cidade, bem como os principais pontos turísticos.
Logo na frente da Estação Centraal fica o cais dos cruzeiros, você pode comprar o seu ingresso antecipadamente. Os passeios são realizados em barcos super confortáveis e com guia que explica todo o caminho e apresenta as atrações. O cruzeiro é a melhor forma de ter um resumo da cidade, como a cidade é cortada pelos canais, durante o trajeto você passa pelos principais pontos da cidade como a icônica Casa de Anne Frank, o barco da Companhia Holandesa das Índias Orientais, as casas-barco ao logo dos canais e o controverso Red Light District. O cruzeiro leva cerca de 2 horas partindo e chegando da Estação Centraal, sendo assim se a sua conexão é de menos de 7 horas está na hora de fazer o caminho rumo ao aeroporto.
3- Museu Rijksmuseum
Da Estação Centraal, se você tiver uma hora para dedicar a esta caminhada, vá a pé até o Rijksmuseum, o caminho é simplesmente incrível, as construções, as pontes, os barcos nos canais, as bicicletas e todo aquele clima que apenas Amsterdam pode oferecer fazem com que os 2,5km de caminhada passem voando. Se não puder ir a pé pegue um taxi ou um trem, é rápido e barato, pois vale a pena já que no Rijksmuseum fica o famoso letreiro “I amsterdam”.
Agora, se você quer tirar fotos junto ao letreiro sem ter dezenas de turistas pendurados entre as letras vá bem cedo. Nós fomos às 5:00h, sim bem cedo, mas neste horário já há sol como em um dia normal, conseguimos aproveitar o local e tirar várias fotos, mas no horário que saímos já haviam novos turistas (argh, turistas!). Se a sua conexão é de 10 horas volte, está na hora, mas se você possui mais algum tempo vá conhecer o museu ou os seus arredores, como o sensacional Vondelpark, um parque típico holandês (ou será “O” parque típico holandês?). A região é muito bonita e cheia de casarões característicos.
Terminada a conexão é hora de voltar. É muito bom aproveitar estas conexões, pois desta forma é possível conhecer cidades incríveis com apenas poucas horas. O grande problema disso é o gostinho de quero mais que estas experiências nos dão.
Você já foi em Amsterdam? Quais atrações faltaram no nosso guia para conexões?