Você tem em viagem programada para a Europa, terá uma conexão em algum dos aeroportos de Paris e quer saber o que é possível visitar na cidade luz durante sua estadia lá? A resposta é: muita coisa! O sistema de metrôs da cidade é extremamente eficiente, os principais pontos turísticos tem diversas estações por perto e mesmo sem dominar o Francês é possível se comunicar com um certo nível de inglês. Então, se você tem a sua conexão não a desperdice e aproveite para conhecer uma das cidades mais incríveis do mundo.
É importante saber que tudo terá que ser muito bem programado, justamente para que esta pequena aventura na capital francesa não atrapalhe o seu embarque para o próximo destino. Por isso, o primeiro passo é verificar o tempo que você levaria para sair do aeroporto e chegar à parte central da cidade. Nos arredores de Paris existem três aeroportos principais:
Aeroporto Orly – Este é o aeroporto que fica mais próximo da cidade, é possível sair de taxi, ônibus ou metrô, que é o mais indicado. O percurso leva cerca de 50 minutos até as estações centrais de metrô.
Aeroporto Charles de Gaulle – Apesar de ficar um pouco mais afastado do que o Orly, o aeroporto Charles de Gaulle é mais funcional em termos de locomoção, pois a partir do mesmo há uma estação RER para a rede de metrôs. O percurso até as principais estações leva cerca de 40 minutos.
Aeroporto Beauvais – É o aeroporto geralmente utilizado pelas companhias low cost e é o mais afastado do centro de Paris. Então deve ser muito bem analisado, pois se leva cerca de 01:30h para chegar à rede central de metrôs.
Contando cerca de 30 minutos para sair do aeroporto, acrescentando o tempo para chegar ao centro, calcule o mesmo tempo para a volta, somando ainda a antecedência para o seu próximo vôo. Assim você terá o tempo seguro para calcular quanto tempo você tem disponível para conhecer a cidade. Ou seja, para poder aproveitar algo na cidade, saindo do aeroporto Orly ou Charles de Gaulle, você precisa de no mínimo 5 horas de tempo de conexão, saindo de Beauvais, precisa de mais tempo.
Descobrindo o seu tempo disponível, você pode escolher um ou mais destinos para conhecer. Preparamos o roteiro abaixo quando elegemos os principais pontos da cidade para conhecer nas nossas 12 horas de conexão. Para definir quais pontos conhecer, você deve calcular cerca de uma hora para cada atração. No nosso caso contamos 4 horas de ida e volta do aeroporto, mais uma hora para cada uma das cinco atrações, somado a uma hora para almoço.
Saindo do aeroporto pegue o seu mapa das linhas de metrô e prepare-se para sua aventura na cidade luz!
1- Catedral de Notre Dame
Paris possui diversos outros sítios, museus, praças e igrejas, sendo que a mais icônica das igrejas, sem dúvida é a Catedral de Notre Dame. Para chegar lá basta ir até a estação “St-Michel Notre-Dame” (linha RER B – azul), Notre Dame é uma excelente opção para ser o seu primeiro ponto de visita pois a rede RER B é linha que liga os aeroportos Orly e Charles de Gaulle, ou seja, você pode chegar à catedral sem nenhuma conexão no metrô (por Orly há uma pequena conexão da linha Orlyval até a RER).
A chegada na região de Notre Dame foi a nossa primeira parada em Paris, excelente escolha pois ao subir as escadas da estação já demos de cara com aquela arquitetura incrível do casario antigo francês às margens do Rio Sena. Atravessar as pontes, ver os barcos os carros, o trânsito, os prédios antigos. Enfim, parece que tudo em Paris é cenográfico e a Catedral de Notre Dame é incrível. Uma verdadeira aula de história conhecer toda a região e a catedral tão famosa por ter inspirado a história do “corcunda” e por abrigar eventos como a coroação de Napoleão.
2- Museu do Louvre
Tendo tempo, as pirâmides de vidro do Louvre não podem faltar no seu roteiro. Para chegar aos arredores do Museu do Louvre uma das melhores formas é descendo na estação de metrô “Palais Royal/Musée du Louvre” (linha 1 – amarela e linha 7 – rosa), que fica abaixo do museu. Descendo na estação siga na direção “La Defense”, ao sair da estação você já estará “Carrousel du Louvre”, uma galeria no subsolo do Louvre, lá você dará de cara com a incrível pirâmide invertida.
Em virtude do tempo, obviamente não entramos no museu, mas só de passear nos arredores a experiência foi incrível. A pirâmide invertida, as pirâmides da superfície, o palácio do museu e todos os arredores são sensacionais. Seguindo pelos jardins, o Louvre te leva até o Arco do Triunfo do Carrousel (não, este é outro Arco do Triunfo) outra incrível estrutura construída por Napoleão. E como cereja do bolo: dos jardins do Louvre e de qualquer lugar das redondezas é possível ver ao horizonte a ponta da Torre Eiffel. Paris, você é demais!
3- Avenida Champs Elysee
Saindo dos jardins do Louvre, basta seguir em frente até encontrar a Champs Elysee, uma das avenidas mais famosas do mundo. Repleta de lojas, cafés e árvores, esta luxuosa avenida levará você até o Arco do Triunfo, o caminho de 2 quilômetros é feito sem se notar, pois todo aquele clima característico que só Paris pode proporcionar faz com que todo o trajeto seja tranquilo. O vai e vem das pessoas, o clima romântico das pequenas praças e jardins ao longo da “Champs” e o Arco do Triunfo ao horizonte fazem com que o que deveria ser apenas a travessia de uma avenida seja uma experiência incrível.
Sem dúvida, tendo tempo suficiente, faça este trajeto, vale muito a pena conhecer a avenida. Uma das vantagens é que ela irá ligar você do Louvre até o Arco do Triunfo, é um trajeto longo, mas caminhar por Paris é diferente né? Afinal, se você prestar atenção, olhando para a esquerda ao longo do trajeto você conseguirá ver ao longe a Torre Eiffel. E por falar em Torre Eiffel, estamos quase lá!
4- Arco do Triunfo
Seja pela Champs Elysee, pelo metrô, ou por outras ruas, “todos os caminhos levam ao Arco do Triunfo”. Ok, é clichê, mas é um bom slogan, afinal, se você olhar no mapa abaixo, todas as avenidas da cidade partem do arco. O monumento é muito maior do que imaginávamos. Mais um sonho realizado, afinal, desde criança sempre víamos o arco do triunfo em filmes. O local é repleto de turistas, e os principais ângulos para fotos estão sempre lotados, mas o importante é curtir, o local é deslumbrante, vale a pena a visita, afinal este é o segundo símbolo da França.
Agora, se você chegou até aqui é porquê com certeza tem tempo para a próxima atração, então trate de entrar na próxima estação de metrô o quanto antes, pois temos no próximo item a dica ideal para chegar à tão sonhada Torre Eiffel.
5- Torre Eiffel
Não há como imaginar uma viagem à Paris sem visitar a incrível torre Eiffel. E aqui vai a dica principal: chegue na torre pela estação Trocadéro (linha 6 – verde claro) que tem a melhor visão para a torre. Sem dúvidas é o melhor ponto para avistá-la e principalmente para conhecê-la. Sempre que for chegar à torre, sempre vá pela a estação Trocadéro, sempre!
A sensação de chegar na Torre Eiffel e avistá-la pela primeira vez é indescritível. Aquela oportunidade de ver pela primeira vez um monumento que conhecemos desde crianças é incrível. O clima da região da torre mesmo com todo apelo turístico parece mágico, os diversos ambulantes e turistas não atrapalham em nada a sensacional experiência que é caminhar pelas praças, escadarias e jardins da região.
Felizes por conhecer Paris, mas tristes por ser pouco tempo.
E você, o quê quer conhecer em Paris? O quê faltou conhecermos?
Irei fazer uma conexão em Paris e também quero fazer um tour, será q nesse caso também é preciso fazer o seguro ?
Olá Juliana,
Se haverá entrada na Europa, acredito que ele poderá ser solicitado.
Mas de qualquer forma, é importantíssimo ter o seguro viagem em qualquer caso.
Nós recomendamos sempre fazer!